Celesc participa de Inovar SC com palestra que destaca ações da empresa para tornar cidades mais inteligentes

0
52

O papel da Celesc para tornar as cidades mais inteligentes foi tema da palestra do gerente  do Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico, André Konig, durante o Inovar SC. O evento, realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ocorreu nesta terça-feira (7), na sede da entidade, em Florianópolis.

Na apresentação, André Konig apresentou iniciativas e programas desenvolvidos pela distribuidora que geram impacto positivo e melhoraram a qualidade de vida dos catarinenses. Foram exibidas ações concretas da empresa no processo de transformação das cidades, envolvendo geração de energia, digitalização, desburocratização e inovação.

O gerente frisou que a ideia de uma cidade inteligente, para a empresa, passa por pilares como a erradicação da pobreza, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, crescimento econômico, sustentabilidade e instituições fortalecidas.

Em relação à inovação, um dos destaques foi o processo de substituição de medidores de energia convencionais por equipamentos inteligentes, cujo projeto-piloto é desenvolvido na cidade de Araranguá. Com investimento de R$ 23 milhões, os novos equipamentos permitem a melhor gestão do seu consumo e perdas, a realização de alguns serviços comerciais de maneira remota e, ainda, a identificação instantânea de ocorrências na rede elétrica, dando mais agilidade aos atendimentos.

Ações da distribuidora voltadas à população de baixa renda também foram destaque. Um dos projetos, o “Sou Legal, Tô Ligado”, em sua terceira edição, entre 2020 e 2021, beneficiou mais de 15 mil famílias de baixa renda com redução na conta de energia elétrica em Santa Catarina.

A iniciativa teve investimento de R$ 22,3 milhões, e consistiu em substituir equipamentos como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores antigos por aparelhos mais novos e econômicos. A economia de energia obtida foi de 5.195 MWh/ano, gerando também um impacto positivo para o meio ambiente.

Outra ação da Celesc apresentada durante a palestra e com impactos para melhorar a qualidade de vida nas cidades foi a inauguração, neste ano, da Usina Solar Celso Ramos, a primeira da empresa. Classificada como microgeração, ela é um projeto-piloto que injeta energia na rede de distribuição da companhia e permitirá conhecer melhor a tecnologia, a operação e os custos da geração solar.

Sobre o Inovar SC

Em sua oitava edição, o Inovar SC reuniu líderes empresariais em palestras e debates sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo. Os palestrantes debateram, além da gestão de negócios, as estratégias traçadas pelas atividades empresariais, em ações e soluções inovadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui