HOMENAGEM TV 24 HORAS

0
59

Fui contemplado pela segunda vez consecutiva com a honrosa placa de “Melhor Comentarista 2021”, uma marcante homenagem da TV24h, “aquela que todo mundo vê”. Inicialmente, meus agradecimentos ao competente jornalista Sandro Garcia, um profissional de muito prestígio em toda a região onde atua. Fiquei sensibilizado com a menção, um reconhecimento por um trabalho cotidiano de inserção no conceituado programa multimídia, de grande audiência, com um selecionado público, cada vez maior.

O valor e o peso da homenagem aumentam quando sabemos que temos bons comentaristas na impressa escrita, vista e falada, agora com presença mais intensa nas mídias sociais, um reflexo da modernidade tecnológica sempre em avanços imprevisíveis. Professor aposentado, engenheiro de produção e consultor das empresas, entre outras atividades, debrucei-me sobre o mágico mundo da comunicação, inicialmente, como articulista de jornal, radialista entrevistador e agora, comentarista. A palavra comentarista nos conduz aquele que comenta, que analisa algum fato relevante e os expõe ao grande público.

Inegavelmente, um ato que exige muito senso de responsabilidade, pois estamos interagindo com cidadãos conscientes. Pessoas das mais diversas formações políticas, religiosas, culturais, com as mais diferenciadas histórias de vida. Isso exige, naturalmente, um cuidado com o que se diz, e também o modo como se fala, pois sabemos que os ânimos estão mais exaltados, e, infelizmente, estamos passando um momento difícil de discernimento intelectual.

As fake News fizeram muito estrago e, pode-se dizer que até promoveram uma certa lavagem cerebral irreversível. É muito bom colaborar com a TV24h; Sandro Garcia é um gentleman, um homem educado e espírito democrático, um empreendedor nato. Desde o início venho recebendo uma liberdade de escolher o assunto do momento, sem nunca ter recebido qualquer manifestação de censura. Além do mais, tenho recebido frequentes retornos positivos e estímulos para prosseguir nessa linha de abordagem dos fatos.

Na verdade, tenho três minutos diários para tecer um comentário sobre um assunto relevante do presente momento, uma notícia, um fato, uma comemoração e até mesmo memórias de livros, textos e acontecimentos na minha vida (tão bem vivida). Confesso que é um privilégio poder expor ideias, valores, dentro do maior espírito de tolerância e fraternidade, respeitando ao máximo as pessoas, tendo sempre a perspectiva de um dever a ser cumprido.

Sempre pautei minha trajetória de vida com o compromisso com a verdade, seja ela, moral, factual, intelectual ou filosófica. Sabemos que quando se trata de questões políticas, econômicas e sociais, fugimos da conceituação inicial do campo das ciências exatas.

As opiniões expostas pertencem ao campo pantanoso dos conceitos, das referências epistemológicas, tendo que aceitar sempre os pressupostos do relativismo. Porque dentro das opiniões nos deparamos com o quadro axiológico, valorativo e sabemos que no campo político, temos as concepções liberais, socialistas, comunistas, anarquistas, dentro de visões mais apaixonadas, radicais até uma visão mais cínica e irreverente da realidade.

Há muito cepticismo no que se denomina visão política. Ser considerado o melhor comentarista de 2021, certamente é um fato relevante na minha vida. Muito obrigado aos amigos, parabéns TV24horas/ Sandro Garcia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui