Aluna de Penha conquista o título de Campeã Brasileira Sub 12 de xadrez

0
88

A estudante Mariana Nara de 11 anos, conquistou o título de Campeã Nacional em competição histórica representando o município de Penha, no campeonato realizado em Juiz de Fora em Minas Gerais. A atleta faz parte do projeto “Virando o Jogo” da Prefeitura de Penha por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Em comemoração ao título, foi celebrado uma carreata com o Corpo de Bombeiros pelas ruas de Penha na tarde desta quarta-feira (13), um presente inesperado para a jovem que tinha o sonho de desfilar em carro aberto pela cidade.

“A competição foi bem difícil, fiquei bem nervosa, mas deu tudo certo!”, disse Mariana que ficou emocionada ao descobrir que iria percorrer as ruas de Penha em cima do caminhão dos bombeiros.

“Estou emocionada. Tenho que agradecer ao meu pai que esteve treinando todo mundo, ao prefeito Aquiles e a Juraci, o Carlos e a todo mundo”, disse a jovem.

Segundo o técnico e pai da atleta, Maico da Costa, a vitória foi merecida. “Foi suado, sofrido, histórico e emocionante. Um grande título precisa ser na garra, ter estrela pra ficar guardado na memória de quem vivenciou esse momento”, disse.

Foram quatro dias de competição na cidade de Juiz de Fora em Mina Gerais. Com a vitória e o título de campeã brasileira sub 12, a jovem Mariana ainda conquistou uma vaga no Projeto Futuro Olímpico da Confederação Brasileira de Xadrez.

A vice-prefeita de Penha e secretária de educação, Maria Juraci Alexandrino esteve acompanhando a jovem na saída da escola. “Ela é um orgulho para a nossa cidade. A Mariana é a nossa estudante aqui da Escola Municipal Rubens João de Souza, no Centro da cidade de Penha. Uma menina altamente disciplinada e que vem acreditando nos seus sonhos e treinando demais”, falou.

Na ocasião, outros atletas de xadrez do projeto Virando o Jogo estiveram na escola para parabenizar Mariana. “Temos diversos atletas que participam das competições e fazem um ótimo trabalho”, completou Juraci.

Estiveram na carreata o superintendente de esportes, Carlos Souza, a vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino, a atleta Mariana e seus pais, Maico da Costa e Thyrciane Santana.

O caminhão do Corpo dos Bombeiros finalizou a carreata em frente à Prefeitura de Penha, onde todos foram recebidos pelo prefeito Aquiles da Costa. “Nosso objetivo é proporcionar melhores oportunidades para a nossa gente. O projeto Virando o Jogo foi algo revolucionário para a Penha e foi importante para buscar dentro do universo do esporte, oferecer para as nossas crianças da rede pública de ensino, a oportunidade de acreditar em um futuro melhor”, enfatizou.

Os atletas do Projeto Virando o Jogo conquistaram cerca de 20 medalhas neste final de semana e feriado. “Queremos agradecer o apoio do prefeito Aquiles e do Governo Municipal, que são parceiros do esporte, sempre incentivando a fazer cada dia mais e o melhor para o esporte na nossa cidade”, relatou o superintendente de esportes.

A modalidade de xadrez faz parte do Projeto Virando o Jogo do Governo Municipal de Penha.

Próximos passos

Com o título de Campeã Brasileira de Xadrez, Mariana Nara continua sua agenda de competições e participa de sessões de treinamento com Grande Mestres.

Nesta sexta-feira (15), Mariana viaja para Timbó para jogar a Olesc, a maior competição do Estado entre cidades e em seguida, vai iniciar os treinos preparatórios para o novo ciclo em 2022, com o objetivo de conquistar uma vaga para o Mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui