Balneário Piçarras aplicou mais de 30 mil doses de vacinas contra a Covid-19

0
12

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Piçarras já vacinou mais de 30 mil pessoas contra a Covid-19. Ao todo, 12.081 habitantes estão completamente protegidos de reações mais severas do vírus. Atualmente, o município atua na vacinação de adolescentes e na aplicação da terceira dose em idosos e imunossuprimidos.

Dentre o total de 30.676 vacinas aplicadas, 18.441 foram primeira dose, 11.333 foram segunda dose, 748 foram dose única e 154 foram terceira dose de reforço. Os grupos já imunizados com a primeira dose são compostos de adolescentes (650), profissionais de saúde (860), profissionais de segurança (78), profissionais de educação (634), profissionais industriais (344), pessoas com comorbidades (1.587), gestantes, puérperas e lactantes (175).

Balneário Piçarras atualmente vacina adolescentes a partir de 15 anos sem comorbidades e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. A terceira dose de reforço é aplicada em idosos a partir de 70 anos, que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses, e em imunossuprimidos maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias após a aplicação da segunda dose.

O período de aplicação da segunda dose é de 28 dias para Butantan, 10 semanas para Astrazeneca e oito semanas para Pfizer. A terceira dose deve ser aplicada seis meses após a aplicação da segunda dose, com exceção para imunossuprimidos, que devem recebê-la 28 dias após a segunda dose.

As condições de saúde de imunossuprimidos são tratamento de câncer, imunodeficiência primária grave, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV/ AIDS, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatória crônica.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que adultos que ainda não se vacinaram podem buscar as UBS para a aplicação da primeira dose e que devem se ater ao cumprimento do prazo indicado para aplicação das demais doses. Além disso, a população deve se proteger com o uso de máscaras e álcool em gel, uma vez que a vacinação não evita o contágio do vírus e apenas ameniza os sintomas, garantindo a proteção da vida.

VACINA SOLIDÁRIA

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realiza a coleta de alimentos não perecíveis nos postos de vacinação. Os donativos arrecadados na campanha Vacina Solidária serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Participe desse ato de solidariedade em meio crise causada pela pandemia da Covid-19 e doe 1kg de alimento não perecível em todas as UBS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui