“Penha Conecta” é inaugurado oficialmente pelo prefeito de Penha

0
47

A Prefeitura de Penha inaugurou na tarde desta quarta-feira (28), o programa “Penha Conecta”, o maior sistema de monitoramento por câmeras do município. O objetivo é trazer mais segurança para a população e rapidez na resolução de crimes pela Polícia Militar e Civil.

Segundo o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), o município dispõe atualmente de 150 câmeras de monitoramento simultâneo. “Agora nós convocamos a participação da população e dos empresários para cederem as imagens de suas câmeras para a Prefeitura, pois só desta forma, podemos tornar o nosso município o mais monitorado do Brasil e o nosso objetivo é esse”, ressalta.

Em 2017, havia apenas as câmeras de monitoramento do Projeto Bem-Ti-Vi da Polícia Militar, após a união de esforços foi instalado o Centro de Controle Operacional (CCO) e agora, foi lançado o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) com mais integração.

“Desde essa época, começamos a trabalhar com a ideia do município ter um sistema próprio de monitoramento, mais amplo e que pudesse suprir às necessidades de segurança pública levando em consideração que nossa cidade tem uma grande movimentação turística”, explicou o prefeito Aquiles da Costa.

De acordo com o proprietário da empresa Urbanii, Rubem Henrique, que presta serviço à Prefeitura, o programa de monitoramento tem o intuito de auxiliar e servir. “Nós só lançamos a semente, mas quem plantou, regou e fez os frutos chegarem à população foi essa gestão. Quero ressaltar que essa é uma situação inédita, pois é extremamente difícil envolver todos os atores na união de forças para uma segurança pública mais forte, pois normalmente a população descarrega a responsabilidade na Polícia Militar e de alguma forma não participam do processo por faltar conexões que agora não irá faltar, todos nós podemos dar as mãos e contribuir para uma cidade mais segura”, disse.

As imagens captadas são salvas e podem ser acessadas para auxiliar na resolução de casos policiais, sendo um grande apoio para a Polícia Militar e Civil de Penha. O “Penha Conecta” funciona na sala do Ciops na Prefeitura de Penha. As câmeras estão instaladas em diferentes postes para cobrir toda à cidade de Penha, onde é possível monitorar lugares públicos como escolas, praças, centro comerciais, praias e também acessos de cidades vizinhas, sendo Navegantes e Balneário Piçarras.

O objetivo da Prefeitura de Penha é contar com a participação de empresários e lojistas que queiram ceder as imagens das câmeras de segurança para integrar ao sistema do “Penha Conecta”, e assim, tornar o município o mais monitorado da região.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito de Penha Aquiles da Costa; a vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino; o vereador Maurício da Costa, o Lito; o Capitão Almeida da Polícia Militar; representantes do CDL de Penha, Acipen, Conseg e DEL Penha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui