Como funciona a psicoterapia infantil?

0
18

A primeira sessão é dirigida aos pais ou responsáveis, onde é realizada uma entrevista inicial para colher informações sobre o histórico de vida da criança, desde a gestação e também para se conhecer melhor a dinâmica familiar da qual a criança faz parte. Desta forma, pode-se compreender melhor a queixa apresentada e estruturar os objetivos do trabalho que será realizado.

Posteriormente, os atendimentos ocorrem apenas com a criança. As sessões têm duração de 40 a 50 minutos, variando de acordo com a idade e necessidade, sendo uma vez por semana. E, pelo menos uma vez por mês, os pais participam do processo onde recebem orientações para melhor interagir durante o desenvolvimento da psicoterapia.

É muito importante ressaltar que o processo psicoterapêutico é como outro tratamento de saúde, que precisa ter começo, meio e fim. O momento da alta é definido de acordo com o andamento do processo, sempre respeitando a participação e opinião de todos os envolvidos. Porém, se por algum motivo houver a necessidade de interrupção do processo antes da alta da criança, é de extrema importância a compreensão de que a criança não poderá ser prejudicada e todos devem procurar resolver a interrupção da melhor forma possível a fim de que a saúde emocional da criança seja preservada.

É claro que, tanto o psicólogo como os pais e envolvidos acreditam no alcance do bom resultado da psicoterapia, mas o processo não ocorre apenas no consultório. Trata-se de um processo continuo de grandes transformações que, além de levar tempo para acontecer, ocorrem a todo o instante no cotidiano da criança, independentemente de onde e com quem ela esteja. Pois, na terapia ela se apropria do processo, e passa a exercê-lo constantemente.

Particularmente, eu acredito que a psicoterapia é um dos melhores investimentos que podemos fazer, não só na vida dos nossos filhos como nas nossas vidas, pois, além dos inúmeros benefícios, sua durabilidade tem caráter vitalício.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here