Inicia obra em uma das pontes do Rio das Ostras e passagem será interrompida

0
14

A obra do Rio das Ostra inicia nesta terça-feira (18), mais uma etapa importante em uma das pontes que cortam o rio, localizada na Rua Adaci Santos Gomes, próximo à Rua Donaciano Santos. Com isso, ocorrerá a obstrução total da via, com a proibição da passagem de veículos e pedestres do dia 18 até 30 de junho do corrente ano, data prevista para a execução dos serviços. O local estará sinalizado com tapumes e placas para orientar os motoristas e evitar acidentes.

A obra consiste na demolição da atual ponte e execução de galerias celulares em substituição à ponte existente. “O objetivo dessa etapa é aumentar a capacidades de vazão da água do rio no local, e assim, evitar os alagamentos que ocorriam quando chovia muito”, explica o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, pedindo a compreensão de todos os moradores para o período que a passagem estará interditada.

Durante esta semana, a obra contou com três frentes de trabalho, sendo: no trecho 04 (próx. Rua Hermógenes de Assis Feijó) que possui cerca de 415 metros, com a continuação da limpeza e o alargamento do leito do rio. No trecho 01 execução de medição e topografia (Marginal Oeste – entre Rua José Honorato da Silva e Paulo Cunha); e no canteiro de obras a montagem das caixas de gabião, que servirão para compor a estrutura de contenção para instalação em trechos da margem do rio.

No total, a obra do Rio das Ostras compreende 2.820,00 metros divididos em 07 trechos. Além da limpeza das margens, a execução contempla dragagem e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica e ainda, muretas de contenções em alguns trechos.

Sobre a obra

A obra contratada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), pretende resolver os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança. A contratação da empresa de engenharia especializada para a execução da dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, foi por meio de licitação na modalidade Concorrência por menor preço global. A vencedora foi a empresa Penascal Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 4.212.360,84. O prazo de execução previsto são três meses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here