Águas de Penha promove a palestra “Revisitando a Lei Áurea de 13 de maio de 1888: História e realidade”

0
72

O Programa Respeito dá o Tom da Águas de Penha, empresa controlada  pela  holding Aegea, é destaque nas ações de igualdade racial em Santa Catarina. O programa, que em 2020 completou três anos de atuação, tem como objetivo a diminuição da desigualdade racial no mercado de trabalho promovendo a equidade nas oportunidades e o crescimento profissional de seus colaboradores.

Tiago Santos e Souza, coordenador do Comitê Santa Catarina do Programa o Respeito Dá o Tom, explica que obedecendo todos os protocolos da Covid 19, o comitê promove dia 13 de maio a palestra “Revisitando a Lei Áurea de 13 de maio de 1888: História e realidade”, com Marcos Antônio Caixeta Rassi. A ideia é mostrar o significado da data para que os colaboradores da concessionária  entendam a história da escravidão no Brasil até a abolição e os impactos na vida de pessoas negras. A palestra ocorrerá no dia em que o país comemora os 133 anos da abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888.

As ações do comitê são constantes, com destaque para os diálogos entre os colaboradores sobre a igualdade racial, distribuição, entre eles, de livros que tratem do assunto e a  divulgação de vagas informando sobre o programa instituído na empresa. Em 2020, os colaboradores da Águas de Penha  também participaram de palestras sobre, por exemplo,  comunidades quilombolas e  assistiram vídeos  com ensinamentos a respeito de expressões racistas a serem evitadas, entre outras. Por conta deste trabalho, um dos membros do comitê fez uma palestra na unidade da Aegea em Rondônia com o título: “Empoderamento e representatividade com foco na vida e obra da Esperança Garcia”.

Saiba Mais

Licenciado em história e pedagogia, Marcos Antônio Caixeta Rassi tem especialização em filosofia e história do  Brasil (PUC-MG).  Também é mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia e professor  do  Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM e do Colégio Equipatos – Patos de Minas ( MG).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here