Projeto realiza exposição sobre o universo feminino na parede do Teatro de Itajaí

0
36

O projeto “Caravana das Mulheres” chega a Itajaí nesta sexta-feira (07) com o intuito de levar a arte produzida por mulheres para mulheres. A iniciativa, realizada pelo Coletivo Mariposas, traz temas do universo feminino para as ruas de três municípios da região. Em Itajaí, haverá uma exposição na parede externa na lateral do Teatro Municipal, além de oficinas de arte e uma palestra feminista on-line para mulheres vítimas de violência.

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o funcionamento das cidades mudou drasticamente. Em todo o mundo e, especificamente, no Brasil, mulheres que sofriam violência doméstica se viram confinadas com seus agressores, muitas vezes em habitações precárias, com filhos e sua renda diminuída.

A partir deste contexto, um grupo de mulheres viu a necessidade de realizar um evento voltado para o autoconhecimento, pois acreditam que a arte encoraja e liberta. A iniciativa contempla uma exposição sobre a temática feminista produzida inteiramente por mulheres, a fim de expor “a imagem que elas têm de si mesmas”, bem como a promoção de oficinas de arte pelas seis artistas que compõem esta primeira edição.

Nesta sexta-feira (07), a Caravana das Mulheres inaugura sua exposição nos muros do Teatro Municipal de Itajaí, na Rua Antônio Caetano, no bairro Fazenda. Haverá ainda duas oficinas on-line de arte ministradas pelas artistas Hyndira e Ana Neves. As oficinas ocorrerão no dia 15 de maio, especialmente para as moradoras do espaço de acolhimento da mulher: Casa das Anas de Itajaí.

O projeto, patrocinado pelo Edital Elisabete Anderle 2020 da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), foi acolhido pelo Município de Itajaí com apoio da Fundação Cultural de Itajaí, da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (RAIPSV) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itajaí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here