Programa PPA Servidor segue cronograma online

0
35

Nesta sexta-feira (7), às 14h, acontece mais uma etapa do Programa Pré e Pós Aposentadoria (PPA) dos Servidores de Balneário Camboriú. Devido à pandemia as etapas estão sendo com encontros online, através do Google Meet. Esse de sexta refere-se à etapa “Entendendo a Aposentadoria”. No dia 27 de abril cerca de 20 servidores, já aposentados, participaram do primeiro encontro do ano, o da etapa “Vivendo a Aposentadoria”. Os bate papos online são orientados pelas psicólogas Jéssica Caldeira e Caroline Baccin Testa, e pela técnica previdenciária Kalinka Floriano Peteres. Ainda dentro do mês de maio, dia 25, será feito o encontro para a segunda etapa, a de “Boas Vindas”.

O PPA tem o objetivo de acolher e preparar o servidor público municipal para a aposentadoria por meio de encontros, palestras, formações e orientações sobre vários temas que envolvem a carreira pública. Já para os aposentados, o programa também promove o encaminhamento para serviços relacionados à saúde e assistência social. A iniciativa traz como diferencial o apoio não apenas àqueles já aposentados, mas também aos que estão nos últimos anos de trabalho.

“O PPA é um programa humano, que preza pelas pessoas e representa a gratidão e o reconhecimento pelos servidores que trilharam todo um caminho de serviço público. O encontro com os servidores já aposentados foi uma dinâmica maravilhosa. Os participantes puderam passar para todo grupo suas experiências da aposentadoria neste momento tão atípico e difícil de pandemia, que estamos vivendo”, pontuou a presidente do BCPrevi, Kalinka Peteres. Ela ressalta ainda a importância da  pré-aposentadoria, “já que permite a preparação da aposentadoria em aspectos psicológicos e financeiro; enquanto quer  a pós-aposentadoria permite o resgate do vínculo com o BCPrevi, com a Prefeitura e também com ex-colegas, criando maior integração social, aspecto que qualifica a saúde mental dos aposentados”. Ainda segundo a Kalinka, esses encontros registra  um atendimento mais humanizado que a Prefeitura está buscando com os segurados do Instituto de Previdência Social de Balneário Camboriú – BCPrevi.

Saiba Mais

O Programa, que atua no seu terceiro ano, é constituído por oito etapas destinadas aos servidores aposentados e aos que estão em via de se aposentar. Confira quais são elas e a função de cada uma:

 Programa de Integração: onde é apresentado ao servidor que inicia carreira seus direitos, deveres e normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.

– Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários

.- Encontro de Boas Vindas: o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas crenças e expectativas sobre a aposentadoria.

– Planejamento Financeiro: onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientação de como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz.

– Projeto de Vida: na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate papo; uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

– Muito Obrigado: encontro onde o governo agradece ao servidor. Reconhecimento à contribuição, à dedicação e ao comprometimento após tantos anos de serviço fazem parte da etapa.

– Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.

– Visitas Domiciliares: o BCPREVI vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

O Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor (PPA Servidor), uma iniciativa desenvolvida pelas secretarias de Gestão Administrativa, Pessoa Idosa e Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú (BCPrevi).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here