Taxa de ocupação hospitalar da Região da AMFRI passa de 98%

Pouco mais de 60 leitos estão disponíveis em todo o Estado.

0
22
Pandemia em Santa Catarina

De acordo com o informativo divulgado neste sábado, o Estado de Santa Catarina encontra-se, nesse momento, com 854.727 casos confirmados de Covid-19. Destes, 820.158 encontram-se recuperados e 22.028 permanecem em acompanhamento. Ao todo, 12.541 pessoas perderam a vida em decorrência da doença desde o início da pandemia, no ano passado.

Isso faz com que o Estado tenha os menores índices entre os demais entes federativos do Sul do Brasil, apesar das 12.541 mortes ocorridas desde o início da pandemia. Santa Catarina possui índice 175 em óbitos acumulados por milhão de habitante, contra 177 do Paraná e 203 do Estado do Rio Grande do Sul.

Taxa de Letalidade

A taxa de letalidade aproximada, no Estado, é de 1,46%. Apesar de ser considerada abaixo da média nacional, que é de 4,2%, de acordo com informações da Fio Cruz, em março, os números não deixam de preocupar.

Isso porque, se traçado um paralelo entre a pandemia Covid e aquela que infectou as pessoas com H1N1, no ano 2009, pode-se entender melhor a violência da doença. Naquela época, para cada 10 mil pessoas infectadas com a doença, apenas uma morria, representando, 0,01%, em todo o mundo.

Ocupação no Estado

Para comprovar essa analogia, ainda de acordo com informações do governo do Estado de Santa Catarina, os hospitais da Região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) seguem com os seus números de vagas bastante alarmantes, chegando, neste sábado, a mais de 98% de ocupação dos seus 164 leitos de UTI ativos.

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, por exemplo, reconhecido pela sua referência regional, possui, de acordo com os dados do governo, apenas uma vaga disponível para Covid e nenhuma para outras doenças.

Em todo o estado catarinense, há apenas 62 leitos de UTI disponíveis. Um número alarmante, e que faz o bom tempo, com sol durante grande parte do período, deixar as autoridades locais em cada Município e o Governo do Estado de antenas bem ligadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here