‘Balcão virtual’ é o novo canal de comunicação imediato do PJSC com a sociedade

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Para permitir o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça aos cartórios das varas, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) lançará mais um canal de comunicação com a sociedade, o “Balcão virtual”. Por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o serviço permitirá que durante o horário de expediente, das 12h às 19h de segunda a sexta, todos os interessados entrem em contato com um servidor ou servidora de qualquer unidade do 1º grau por videoconferência.

Hoje, em função da pandemia da Covid-19, a interação é feita somente por telefone, e-mail e aplicativo de mensagens, além da Central de Atendimento Eletrônico da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), que permite agendar atendimento nas comarcas.

 Com o objetivo de facilitar o acesso à ferramenta, haverá um link na página do Tribunal de Justiça de Santa Catarina a partir do dia 22 de março. O balcão não tem a intenção de substituir o atendimento presencial, mas pela necessidade de manutenção do distanciamento e isolamento social ele será mais uma opção de contato com os serviços do Judiciário.

 “A partir de 22 de março, daremos início ao projeto nas comarcas da Capital e de Joinville. Faremos o acompanhamento durante duas semanas. A nossa intenção é ampliar de forma gradativa o serviço a partir de 5 de abril, primeiro pelas comarcas de entrância especial, depois pelas finais e iniciais”, explicou a assessora técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) Eulésia de Souza.

 O dispositivo foi idealizado para reproduzir todos os aspectos do atendimento que seria prestado no balcão da serventia de forma presencial. As vantagens do serviço a distância são inegáveis, principalmente a redução dos custos de deslocamento às sedes físicas dos fóruns, por exemplo, com combustível e estacionamento.

 A DTI, por meio da Divisão de Redes e Comunicação, o Gabinete da Presidência e o Núcleo II da CGJ trabalham no desenvolvimento da ferramenta, que terá como base a plataforma PJSC Conecta. Basicamente, a usuária e o usuário terão acesso por videoconferência com a unidade.

 Quando houver um caso específico sem solução no momento do atendimento, a solicitação será anotada e será dada uma resposta posteriormente. Em situações que o processo tramita em segredo de justiça, um documento oficial de identidade com foto deve ser apresentado. Todos os detalhes serão especificados em resolução futura.

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