Assessor técnico em Defesa Civil da AMFRI auxilia município de Itapema após chuvas intensas na terça-feira (9)

0
9

Após fortes chuvas que atingiram Itapema na madrugada de terça-feira (9), com registro de alagamentos, deslizamentos, além de queda de árvores e danos materiais, o assessor técnico em Defesa Civil da AMFRI, José Luiz de Abreu, presta apoio ao município. As ações são coordenadas pela Defesa Civil do município de Itapema, com suporte da Defesa Civil de Santa Catarina, representada pela Coordenadoria Regional de Itajaí.

José Luiz explica que, após a Prefeitura decretar situação de emergência na terça-feira (9) e iniciar as ações de restabelecimento, como limpeza, manutenção das ruas e o recolhimento de entulhos, os próximos passos já estão definidos. “A prefeitura está realizando o levantamento de danos e prejuízos e elaborando os documentos comprobatórios. Em paralelo, em conjunto com a Defesa Civil do Estado, é feita a solicitação de itens de Assistência Humanitária, e com o apoio da assessoria técnica da AMFRI, estamos trabalhando na elaboração do Formulário de Informações do Desastre, o FIDE”, ressalta.

Após a elaboração do documento, José explica que, em até 15 dias, o FIDE deverá ser submetido para análise do Governo do Estado para homologação da decretação municipal. “Depois de homologado pelo Estado, será encaminhado para o reconhecimento do Governo Federal, e após o reconhecimento, a prefeitura pretende proceder com a solicitação da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto à caixa Econômica Federal”, diz, destacando ainda que quem realizou o resgate do FGTS no evento do Ciclone Bomba em 2020, não poderá recorrer à liberação do saldo neste momento. “Essa questão é uma regra da CAIXA. Não pode resgatar o FGTS pelo mesmo motivo em menos de 12 meses”, finaliza.

As equipes da Defesa Civil municipal e Assistência Social estão realizando o cadastramento das pessoas atingidas. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato através do telefone da Defesa Civil de Itapema: (47) 3267-1550.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here