Colegiado de Segurança Pública da AMFRI define diretoria para 2021

0
8

Os membros do Colegiado de Segurança Pública da AMFRI realizaram reunião nesta sexta-feira (5) para definir a primeira diretoria. O Comandante da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Douglas Ferraz, foi eleito presidente, e o Secretário de Segurança de Itapema, Major PM Geraldo Rodrigues Alves Junior, ocupa a vice-presidência.

Para o novo presidente, o objetivo principal do colegiado é tornar os municípios que compõem a AMFRI os mais seguros do país e tornar a região referência em segurança pública. Para essa tarefa, Douglas explica que de nada adianta investimentos municipais isolados, uma vez que os indicadores da criminalidade apontam uma conduta intermunicipal.

“Com esse elo do colegiado será possível o planejamento conjunto dos órgãos multidisciplinares nas ações de curto, médio e longo prazo. E já iniciamos com metas estabelecidas. Estamos criando o grupo de estudos para firmarmos o Termo de Cooperação Técnica entre os municípios, que é o documento norteador das ações conjuntas. Com isso, visamos a otimização dos recursos empregados em segurança, que como exemplo, pode abranger a utilização de softwares para coleta de dados comunicáveis e economia para os participantes em processos licitatórios, devido as quantidades dos referenciais”, diz, destacando ainda a satisfação e responsabilidade que é fazer parte do novo colegiado.

Para o vice-presidente, é de extrema importância ter esse setor regionalizado, pois, segundo ele, os crimes não acabam, apenas migram de lugar. “Assim, se todos os municípios da AMFRI estiverem alinhados, principalmente com relação ao monitoramento por câmeras, a criminalidade fica sem opção e tende a deslocar para outras regiões”, frisa Major Geraldo.

Na reunião, o grupo deliberou a instituição de Comissão de Segurança Pública, composto pelos técnicos dos municípios nomeados pelos gestores do colegiado, para realizar o levantamento das necessidades dos municípios, como equipamentos e recursos humanos, e posteriormente trabalhar o Termo de Cooperação Técnica entre os municípios.

Ainda na reunião, o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI, João Luiz Demantova, explicou aos membros o funcionamento do consórcio e como é possível trabalhar segurança pública através desta ferramenta.

Por fim, os membros aprovaram o regimento interno do colegiado após debate e elaboração do documento em grupo e elencaram ações para serem discutidas durante o exercício desta diretoria.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here