Superintendência do Porto de Itajaí realiza 16ª SIPAT

0
16

A Superintendência do Porto de Itajaí realizou entre os dias 16 e 20 de novembro a 16º SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes). A programação contou testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial, audiometria, rodas de conversa, ginástica laboral, tipagem sanguínea e o projeto “Saúde nos Portos”.

Visando a segurança de todos, os eventos foram de curta duração e realizados em lugares amplos, conforme as recomendações para a prevenção ao novo coronavírus, como destaca Guilherme Malimpensa Knoll, Diretor Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

“A SIPAT é um momento importante para que os colaboradores possam estar atentos para a própria saúde, e nesse ano a organização, em meio ao atual estado de pandemia, foi certamente um desafio. Engajar todos da equipe a participar das atividades e orientá-los sobre os cuidados pessoais necessários, mantendo todas as medidas preventivas contra o Coronavírus foi desafiador”.

A 16ª SIPAT foi organizada pela Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), através da equipe de Saúde (Ambulatório) e pela CIPA em parceria com a: Univali (Universidade do Vale do Itajaí) curso de Biomedicina e PsicologiaSEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) com apoio do Ministério da InfraestruturaSMT Ocupacional; e Espaço Saúde de Florianópolis com o educador físico Jener Luz Júnior.

Para a Daiani Alicia Souza, fonoaudióloga da SMT Ocupacional e responsável pela aplicação dos testes de audiometria, a realização desse atendimento é importante para identificar e orientar as pessoas que precisam de um atendimento especializado.

“Esses testes são importantes porque conseguimos a partir deles orientar e encaminhar as pessoas que tem a necessidade de um atendimento mais completo e também conseguimos esclarecer dúvidas não apenas relacionadas a questão ocupacional”.

Na sexta-feira (20), durante o encerramento das atividades da SIPAT, os servidores participaram do sorteio de uma bicicleta, uma caixa de som JBL e um espeto elétrico. Os ganhadores foram: Fausto Menitto Neto (Guarda Portuária), Gilson Mário dos Santos (Guarda Portuária) e Eliton Vinicius Kanigoski (Coordenação de Manutenção). Os brindes foram oferecidos pela ASPPI (Associação dos Servidores da Superintendência do Porto de Itajaí), Alber Engenharia e Técnofogo.

“A pandemia nos trouxe alguns desafios e um deles são os treinamentos e eventos com todos as medidas de segurança necessários e foi isso que fizemos esse ano, uma SIPAT com atividades para todos, atendendo a todas as exigências sanitárias e todos os nossos colaboradores e servidores aderiram a programação e participaram das atividades”, finaliza Kamille Maynardes Simas, farmacêutica da Superintendência do Porto de Itajaí.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here